Antes de mais nada o empréstimo consignado teve sua margem ampliada em 5% pelo governo federal, que irá ajudar aposentados e beneficiários dos programas assistenciais. Nesse sentido ela subiu de 35% para 40%, valendo para os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), para quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e os beneficiados pelo Auxílio Brasil.
De Antemão de acordo com o governo, mais de 50 milhões de pessoas devem ser beneficiadas com a medida.
Desde já o governo acredita que o aumento da margem do consignado vai melhorar o acesso ao crédito, todavia o consignado tem como benefício a redução de juros. A medida deve movimentar em empréstimos mais de R$ 77 bilhões, ou seja, a intenção é movimentar a economia do país.
Por enquanto não houve nenhuma manifestação dos bancos em relação ao aumento da margem do consignado. Existe uma preocupação com o número de pessoas endividadas no Brasil, que está gerando cautela no momento.
Desta forma, 35% será para contratação do empréstimo pessoal e os 5% para as despesas do cartão de crédito consignado.
O consignado permite que a quitação seja feita em parcelas descontadas diretamente na folha de pagamento dos beneficiários. Ou seja, do INSS, BPC ou Auxílio Brasil.
Qual a taxa de juros atual?
Atualmente os juros praticados pelo empréstimo consignado estão em 2,14% ao mês. Já em relação ao cartão de crédito consignado, os juros estão em 3,06% ao mês. Ao ano, os juros podem chegar a 30%.
A principio o INSS informou que o número de pedidos de empréstimo consignado entre aposentados e pensionistas subiu de 32,5 milhões em 2019 para 40,5 milhões em 2021 devido ao aumento da margem de empréstimo para 40%.
Faça uma simulação com a Mix Financeira, chame no Whats agora através do Link https://bit.ly/3dqQPou
Acesse nosso site https://mixfinanceira.com.br/
Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/